Conselhos de Paulo aos Jovens - Fuja das Doutrinas de Demônios!

O apóstolo Paulo enviou duas cartas a Timóteo, um jovem e seu filho na fé, o aconselhando sobre várias situações, desde aquelas que envolviam o dia-dia do ministério quanto às relacionadas com a própria intimidade de seu discípulo.

Esses conselhos que Paulo encaminhou à Timóteo servem para os jovens de todas as épocas.

Estudaremos alguns desses conselhos em vários textos que serão postados aqui no blog com o título de Conselhos de Paulo aos Jovens!

Veja outro texto da série:
Conselhos de Paulo aos Jovens - Tenha cuidado de si Mesmo!
Conselhos de Paulo aos Jovens - Não Despreze o seu Dom!
Conselhos de Paulo aos Jovens - Seja um Exemplo
Conselhos de Paulo aos Jovens - Cuide da sua Saúde
Conselhos de Paulo aos Jovens - Princípios para Bons Relacionamentos
Leia o que Paulo fala a Timóteo em I Timóteo 4.1:

"O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios."

E em II Timóteo 4.3-4:

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. "

Paulo prediz que chegarão tempos onde os homens se afastarão da fé e darão ouvidos a doutrinas de demônios, cheias de engano, mentiras e proibições que não tem nada a ver com os propósitos divinos...Ensinos que mais pareceriam historinhas ou conselhos de um psicólogo do que Palavra de Deus.

Estes tempos já chegaram ou não? O que você acha?

Em nossa nação, falsas verdades que diminuem a exposição do verdadeiro Evangelho tem se levantado e a cada dia ganham mais espaço nos cultos: ênfase exagerada na vitória terrena e prosperidade, excesso de costumes e símbolos que não tem a ver com a fé cristã, culto à personalidades e tantas outras coisas distorcem a mensagem simples e poderosa que é o centro do Evangelho : "Cristo, Seu sacrifício e a salvação"

Muitos tem se levantado para contra-atacar essas falsas verdades que prometem mundos e fundos distantes das promessas de Jesus, mas nada é tão eficiente para minar essas doutrinas erradas do que seguirmos os conselhos que Paulo deu a Timóteo e podem ser aplicados a cada jovem:

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." ( 1 Timóteo 4.16 )  - grifo nosso

O primeiro conselho é que devemos ter cuidado com a doutrina, o ensino que a nós é apresentado.

Nenhum cristão deve engolir tudo que ouve, com o pretexto de ser da Bíblia, sem verificar na própria Palavra se isso é verdade!

O povo de Beréia recebeu a visita do apóstolo Paulo e Silas em Atos 17.10-11. À medida que estes explicavam sobre Cristo, os bereanos verificavam nas Escrituras se aquilo que diziam era verdade!

Assim deve ser o teu comportamento também!
Siga o exemplo dos bereanos: não importa se o cara que está pregando é o apóstolo Paulo ou o líder Y!
Confirme na Bíblia se o que você está ouvindo de alguém, está lá mesmo e dentro daquele contexto que o pregador tenta forçar!

É claro que isso vai exigir mais estudo da sua parte, mas essa dedicação valerá a pena! Vai te livrar de caminhos de morte!

E se você encontrar qualquer coisa que não condiz com aquilo que a Bíblia fala , é hora de seguir o segundo conselho de Paulo:

"Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas..." ( 1 Timóteo 4.7 )

Rejeite! Rejeite qualquer ensinamento que não condiz com a verdade explícita na Bíblia, rejeite qualquer prática que seja proposta por aí e não tem base bíblica adequada para sustentá-la.

Esse 'rejeitar' que falo não é sair no meio da sua igreja causando rebelião e discórdia! Mas é, se necessário, pedir ao pregador, em particular, que explique melhor a passagem ministrada e o entendimento que ele tem daquele contexto, de preferência usando bases bíblicas.

E se o ensino for claramente contrário ao que está contido na Bíblia, não aceite aquilo para a sua vida!

Se você seguir estes conselhos de Paulo com disciplina e cuidado, dificilmente fará parte destes que se desviam por aí querendo ouvir coisas agradáveis aos ouvidos, mas distantes da Palavra de Deus!

Tenha cuidado com o que você ouve! Estude a Bíblia, a conheça e a pratique! E rejeite toda doutrina de demônios e ensino que não diz respeito à Verdade!

Veja essa mensagem na linguagem diferente do Profeta Lámen, no Miojo Santo!


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...