Conselhos de Paulo aos Jovens - Seja um Exemplo


O apóstolo Paulo enviou duas cartas a Timóteo, um jovem e seu filho na fé, o aconselhando sobre várias situações, desde aquelas que envolviam o dia-dia do ministério quanto às relacionadas com a própria intimidade de seu discípulo.

Esses conselhos que Paulo encaminhou à Timóteo servem para os jovens de todas as épocas.

Estudaremos alguns desses conselhos em vários textos que serão postados aqui no blog com o título de Conselhos de Paulo aos Jovens!

Veja outros textos da série:
Conselhos de Paulo aos Jovens - Tenha cuidado de si Mesmo!
Conselhos de Paulo aos Jovens - Fuja das Doutrinas de Demônios

"Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza."
(1 Timóteo 4.12)

O apóstolo Paulo encoraja Timóteo a enfrentar um cenário adverso. Aparentemente, a igreja de Éfeso estava se envolvendo em falsas doutrinas e discussões sem sentido (I Timóteo 4.7) e por conta da sua idade, Timóteo estava sendo desprezado por algumas pessoas.

As pessoas não o levavam a sério, nem valorizavam as suas iniciativas. Talvez até desmereciam algumas coisas que ele fazia.

Você já passou por alguma situação assim?

É muito ruim ser desprezado, seja lá por qual motivo for! Pode ser algo associado à condição financeira, por aparência ou até mesmo por ser muito novo, assim como Timóteo.

Às vezes, diante disso o Maligno quer gerar consequências danosas na auto-estima, tirar a nossa disposição de agir e roubar muitos propósitos que o Senhor sonha a nosso respeito!

Porém, Paulo incentiva Timóteo a não desanimar, mas tomar uma ação diferente para vencer essa dificuldade: ser um exemplo para todos os fiéis!

Esse incentivo serve para todos nós!
Deus quer nos despertar para ser modelos de conduta que possam ser imitados e reflitam à imagem de Cristo por onde andarem!

Paulo enfatiza em I Timóteo em que contextos devemos ser modelos de conduta (palavra, procedimento, amor, fé e pureza) e na epístola de Efésios, ele detalha qual deve ser o nosso comportamento em cada uma dessas áreas:

>> na palavra: "Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças." (Efésios 5.4)

"...falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. " (Efésios 5.19-20)

>> no procedimento: "Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor." (Efésios 5.8-10)

>> no amor: "e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus." (Efésios 5.2)

>> na fé (fugindo das falsas doutrinas): "Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência." (Efésios 5.6)

>> na pureza: "Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos."
(Efésios 5.3)

Não permita que o desprezo, seja lá por qual situação, te abata e faça você perder o melhor de Deus! Ouça o conselho do apóstolo Paulo e vença essa condição, sendo um exemplo de alguém que anda nos caminhos do Senhor!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...