Conselhos de Paulo aos Jovens - Não se envergonhe do Evangelho!


O apóstolo Paulo enviou duas cartas a Timóteo, um jovem e seu filho na fé, o aconselhando sobre várias situações, desde aquelas que envolviam o dia-dia do ministério quanto às relacionadas com a própria intimidade de seu discípulo.

Esses conselhos que Paulo encaminhou à Timóteo servem para os jovens de todas as épocas.

Estudaremos alguns desses conselhos em vários textos que serão postados aqui no blog com o título de Conselhos de Paulo aos Jovens!

Veja outros textos da série:
Conselhos de Paulo aos Jovens - Tenha cuidado de si Mesmo!
Conselhos de Paulo aos Jovens - Fuja das Doutrinas de Demônios

Timóteo estava cercado por um cenário de perseguição àqueles que serviam a Jesus, especialmente a Paulo, seu pai na fé. E parece que as dificuldades ao seu redor estavam o desencorajando a fazer aquilo que era propósito de Deus para sua vida.

Nós também passamos por momentos como esses, não é verdade?

São várias as situações pelas quais podemos passar e tem como consequência a perda do foco dos propósitos do Senhor para nós, especialmente aquele que foi dado na Grande Comissão:  "...Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16.15).

Mas, o apóstolo Paulo manda uma segunda carta para encorajar Timóteo (e também a nós), a fim de sairmos dessa paralisia que tanto atrapalha!

O apóstolo Paulo diz assim:

"Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; " (2 Timóteo 1.6-10)

Podemos destacar ao menos 3 verdades importantes que Paulo nos recorda nessa passagem:

  •  Há sobre você dons e talentos que devem ser compartilhados, a fim de levar vidas ao Senhor! (vs. 6)

Deus colocou sobre nós talentos e dons que não podem ficar adormecidos! Precisamos nos lembrar de como o Senhor tem nos concedido virtudes para honrá-lo e glorificá-lo com a nossa vida!

Você deve se esforçar para descobrir esses talentos, desenvolvê-los e colocá-los em prática, para a glória de Deus!

  • Não há espaço para covardia! (vs.7)

Deus odeia o comportamento covarde, porque covardia é consequência de falta de fé!
O comportamento covarde nos leva à paralisia, à inação. E mesmo quando age, o comportamento covarde nos leva à fuga, ao enfrentar uma situação de medo e incerteza.
Esse não é o espírito que Deus colocou em nós!

Há sobre você um espírito de poder, amor e equilíbrio que nos capacita a testemunhar!
Deus nos encheu com o seu poder capacitante, que nos fortalece a sermos testemunhas do Evangelho. Esse poder é exercido sempre a serviço do amor de Cristo. que quer salvar a todos e nos enche de discernimento para pensar corretamente e agir com equilíbrio ou moderação.

Esse é o mesmo Espírito que capacitou Pedro, outrora sem coragem e inconstante, a pregar ousadamente em Atos 2.14-41!

  • Não se envergonhe do Evangelho (vs.8)

Em outra de suas cartas, o apóstolo Paulo aponta com clareza este fato:

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. "
(Romanos 1.16-17)

Nas boas-novas sobre Cristo está contido o poder que pode salvar do inferno a vida do pecador, transformar a vida dos que creem, levando-os para mais perto de Deus, curando feridas interiores e gerando uma nova criatura, um filho, para glória do Senhor!

Se somos alvo desse perdão e transformação, precisamos nos alegrar por isso e levar esta Palavra a todos ao nosso redor! Não há como ser visitado por este poder e envergonhar-se posteriormente.

Precisamos cumprir a Grande Comissão que Jesus nos concedeu, fugir dos empecilhos e obstáculos que se colocam diante de nós e pregarmos a sua palavra a tempo e fora de tempo!

Você quer conhecer mais sobre Cristo e sua mensagem salvadora? Clique aqui.

1 comentários:

Unknown disse...

tremendo!!!

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...