sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Conselhos de Paulo aos Jovens - Não Despreze o seu Dom!

O apóstolo Paulo enviou duas cartas a Timóteo, um jovem e seu filho na fé, o aconselhando sobre várias situações, desde aquelas que envolviam o dia-dia do ministério quanto às relacionadas com a própria intimidade de seu discípulo.

Esses conselhos que Paulo encaminhou à Timóteo servem para os jovens de todas as épocas.

Estudaremos alguns desses conselhos em vários textos que serão postados aqui no blog com o título de Conselhos de Paulo aos Jovens!

Veja outros textos da série:
Conselhos de Paulo aos Jovens - Tenha cuidado de si Mesmo!
Conselhos de Paulo aos Jovens - Fuja das Doutrinas de Demônios
Conselhos de Paulo aos Jovens - Seja um Exemplo
Conselhos de Paulo aos Jovens - Cuide da sua Saúde
Conselhos de Paulo aos Jovens - Princípios para Bons Relacionamentos

Existe um conselho que Paulo deu a Timóteo que todo jovem precisa ouvir com muita atenção!

"Não desprezes o dom que há em ti..."
( 1 Timóteo 4.14 )

Encaro este “dom” mencionado na passagem como a revelação dos propósitos e a capacitação dada por Deus a Timóteo em um momento específico de sua vida.

Portanto, a passagem ganharia o seguinte sentido, numa livre versão: Não despreze a capacidade e os propósitos que Deus estabeleceu para a sua vida! Não seja negligente com este talento que o Senhor te deu para a glória dEle!

Deus tem um propósito para a vida de cada pessoa e Ele capacita cada um com talentos e dons para cumprir este chamado.

Porém, a gente adora limitar a maneira que Deus tem para fazer a Sua obra!
Dentro do ambiente de templo, isso costuma ser ainda mais comum! É só ver como valorizamos excessivamente a imagem da pessoa que prega e da galera que faz parte do louvor!

Essa valorização às vezes é tão danosa, que pessoas sem a capacitação e o chamado de Deus para essas atividades se aventuram a fazê-las, como se isso fosse a única opção de servirem ao Senhor!

O pior é que em determinados contextos só existem essas opções mesmo! Especialmente porque resumimos a obra de Deus na terra ao culto de sábado ou domingo, enquanto a verdadeira obra do Senhor avança para muito além das paredes do templo que você freqüenta: ela alcança o seu trabalho, faculdade, as ruas, os necessitados, os que estão em prisão e tantos outros!

Abra a sua mente e entenda que a obra de Deus é multiforme, tem várias maneiras e formas de ser colocada em prática!
Em I Coríntios 12, o apóstolo Paulo fala sobre a igreja como corpo de Cristo, onde cada integrante tem sua função e seu lugar dentro da variedade de membros existentes.

A cada um, Deus concede capacidade, talentos diferenciados e o desejo dEle é que desenvolvamos essas potencialidades para cumprir o propósito com o qual Ele nos gerou.

A uns, Deus deu a capacidade de cantar; a outros, o talento para pregar; mas outros receberam a capacitação para servir à comunidade carente perto de onde vivem; um punhado de outros, abençoará a vida dos universitários que não conhecem ao Senhor, muitos usarão a sua profissão como instrumento para espalhar as Boas Novas por onde andarem...E assim, a obra de Deus cresce e abrange tudo aquilo que Deus quer, desde os mais próximos aos mais distantes!

Mas para que isso aconteça, é importante que você não despreze, não negligencie o dom que há em você!

Não deixe que os sonhos semeados por Deus em seu coração morram, por sua inoperância e falta de disposição em vivê-los! Não deixe que o mundo e a correria abafem tudo aquilo que o Espírito já propôs a você!
Se entregue a Deus e levante para cumprir os propósitos que Ele tem a seu respeito.
Da parte dEle, não faltará capacitação para agir de acordo com a visão proposta! Basta você se dispor!

Se você não sabe qual é o propósito que Deus tem para a sua vida, busque do Senhor a revelação dos sonhos que Ele tem a seu respeito!
Ore, jejue, leia a Palavra e ouça a Sua voz! Tenho certeza que Ele está desejoso de revelar os sonhos do coração dEle para você!

Siga este conselho do apóstolo Paulo: não despreze o dom que há em você, mas viva intensamente para Cristo, com todos os talentos, capacidade e força que Ele tem te concedido, com o objetivo de cumprir o Seu chamado e levar glória ao nome dEle!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...