Jacó e o Encontro da Transformação!

Existem certos encontros com Deus que homens e mulheres na Bíblia tiveram e que precisamos ter em nossas vidas.
Outros textos:

Isaías e o Encontro da Sala do Trono

Moisés e o Encontro com a Glória de Deus
Elias e o Encontro da Sinceridade

Esses encontros transformaram a vida destas pessoas e se nós os tivermos, também seremos marcados e transformados.
Não falo de imitações, pois Deus tem uma forma especial de fazer com cada um. Mas, Ele nos levará a um resultado parecido, para sermos transformados segundo o Seu caráter de acordo com Sua vontade e tempo.

O encontro que estudaremos nesse texto é o Encontro da Transformação.

Gênesis 32.22-30

Jacó estava enfrentando uma situação difícil: teria que enfrentar o seu irmão Esaú, aquele de quem ele comprou a primogenitura por um prato de lentilhas, consumando o ato ao enganar seu pai para receber a bênção.

Aliás, enganador era um dos significados do nome de Jacó (Gênesis 27.36) e este nome era compatível com o seu comportamento.

Jacó era um homem que conhecia a um Deus. O Deus de seu pai, Isaque e de seu avô, Abraão.
Porém, não tinha um relacionamento verdadeiro com Deus. Tanto que ele chega a fazer um pacto com o Senhor em Gênesis 28.20-21: se Deus o abençoasse e o trouxesse de volta à sua terra em segurança, então, o Senhor seria o seu Deus.

Os tempos passaram e Deus manda que Jacó retorne à terra de seu pai. Como seria enfrentar Esaú, de quem havia fugido?

Mas Deus tinha mais para Jacó do que apenas fazê-lo reencontrar-se com o irmão irado. Deus queria encontrá-lo e mudar a sua história!

Jacó obedece à voz de Deus e vai. A medida que caminha em direção a terra de seus pais, envia mensageiros a sua frente, levando presentes ao irmão.
A caravana chega ao vau de Jaboque e neste lugar, Jacó manda que a sua família e tudo quanto tinha passe o ribeiro. Contudo, ele fica. Sozinho.

De repente, aparece um homem desconhecido e ele luta com esse homem durante toda a noite. Quando o homem percebe que não conseguiria vencê-lo, toca na juntura da coxa de Jacó e a desloca.
O homem pede que Jacó o libere, porém Jacó diz que só o soltará se receber a sua benção.

Então, o homem muda o seu nome: de Jacó, o enganador, para Israel, o príncipe que lutou contra os homens, contra Deus e prevaleceu.

Este misterioso homem, que estudiosos dizem ser tipificação de Jesus, muda toda a condenação que havia sobre Jacó: de enganador, ele passa a ser o vencedor.
E uma marca externa daquele encontro foi deixada: Jacó começou a mancar.

A partir dali, Jacó deixou de ser o enganador e passou a ser um dos pais, senão o pai, do povo de Deus. Imagine o tamanho da transformação!

Nós precisamos ter um encontro com Deus que transforme a história das nossas vidas!
O Senhor Jesus quer te encontrar e mudar os seus hábitos e costumes, sua maneira de agir, seus comportamentos mundanos e desagradáveis a Ele.
Ele quer mudar o seu caráter. Se você é mentirosos, Ele quer te fazer verdadeiro; se você é preso a vícios, Ele quer te fazer livre, de pecador quer te transformar em justificado pelo Seu sangue!

Você precisa ter um encontro com Deus que mude o seu caráter, assim como Jacó teve!

Você quer ter um encontro com Deus e receber a Cristo em seu coração? Clique aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

ótima reflexão. Deus transforma pessoas más em uma benção. A Bíblia nos aponta para este desejo de Deus, transformar pessoas.

Unknown disse...

Amém

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...