Comentários sobre Mateus 4


O texto de Mateus 4 relata a experiência de Jesus no deserto, o seu tempo de consagração e a tentação. Vamos refletir um pouco sobre esse capítulo da Palavra de Deus?

Mateus 4.1: "Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo."

Há permissão de Deus para que sejamos tentados. Apesar da tentação não ser proveniente dele, isso serve para provar aquilo que há em nosso coração.

Mateus 4.2: "Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome."

Jesus jejuou. O jejum é atualmente uma disciplina negligenciada em nossas vidas. É necessário resgatá-la, pois no jejum demonstramos fome e sede por mais de Deus.

Mateus 4.3 - 4: "O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’"."

A primeira tentação passa pela confrontação da divindade: "Se tu és Filho de Deus" e desafia Jesus a saciar as necessidades prementes da carne. Ele responde colocando em destaque a saciedade que provém do mundo espiritual acima dos benefícios do mundo material.

Mateus 4.6 - 7: "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’". Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’".

A segunda tentação relatada no texto envolve o desejo fantasioso de distorcer a Palavra para o próprio bem, abusando do poder divino e colocando-o a serviço de seus próprios caprichos. Jesus responde indicando que o poder de Deus não deve ser utilizado para demonstrações tolas.

Mateus 4.8 - 10: "Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: 'Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’"."

A terceira tentação está associada ao poder deste século. Jesus tinha conhecimento de sua missão. Diante disso, a proposta: reinar terrenamente e salvar a si mesmo ou reinar espiritualmente, por um preço de dor e sangue, para salvar a outros? Agir egoisticamente ou ser doador? Jesus garante em primeiro lugar a adoração a Deus e a submissão da vontade ao propósito dEle.

Mateus 4.11: "Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram."

Há um confronto espiritual e esse traz à tona os seus representantes. Ao vencer o diabo, anjos vieram para servir o mestre e fortalecê-lo. Certamente, ao vencer as tentações, Deus provê a nós também o privilégio de ser servido das delicias espirituais do Seu Reino.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...