Como você lê o Momento que te cerca?

2 Crônicas 10

Logo após a morte do rei Salomão,  o povo de Israel procurou pelo rei Roboão, filho de Salomão e recém conduzido ao trono, para entender como se dariam as exigências de trabalho e de pagamento de impostos durante o seu reinado (v. 2-4).

Salomão havia sido um rei muito sábio, mas seus empreendimentos exigiram do povo grande esforço físico e financeiro, levando os israelitas à uma exaustão.

Após ouvir os questionamentos e antes de respondê-los, Roboão procurou conselho entre os sábios idosos, que acompanharam o reinado de seu pai, e os jovens, seus amigos (v. 5-11).

Roboão não ouviu os conselheiros mais velhos, que o aconselharam a diminuir a carga do povo. Ele preferiu o conselho dos jovens, que o orientaram a passar uma imagem de alguém que seria ainda mais duro e exigente que seu pai.

"...Meu pai lhes tornou pesado o jugo; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos".
(2 Crônicas 10.14)

Diante desse cenário de tamanha incompreensão por parte do rei, o povo de Israel se rebelou contra a dura condição a qual estava submetido.

Em seguida, o reino fragmentou-se: dez tribos seguiram a Jeroboão, enquanto Judá ficou sob o reinado de Roboão, o rei insensato.

Como você tem lido os "momentos" que te cercam?

Às vezes, em variados aspectos da vida, pessoas e situações ao nosso redor estão implorando por uma mudança de postura da nossa parte. A família pede mais atenção; o trabalho pede nova capacitação; o relacionamento com Deus, mais intensidade...

Condições que berram aos ouvidos, pulam diante dos olhos, mas nós não temos dado atenção a esses fatos! Ao invés de ouvir os conselheiros sábios, temos escutado opiniões que não acrescentam; pelo contrário, levarão aquilo que está em nossas mãos a fragmentar-se.

Por vezes, precisamos saber ler o "momento" que nos envolve e perceber que seguir com o mesmo comportamento de outrora não é coerência, é tolice!

Reconsiderar, abrir mão da razão, doar-se mais, fazer renovado esforço, pedir perdão são atitudes sobre as quais não podemos ser orgulhosos, ainda mais se o "momento" nos pede para agir desse modo.

Sejamos mais sábios do que Roboão para não sofrermos as mesmas consequências que ele sofreu.

Cerque-se de conselheiros sábios (não importa a idade!), peça discernimento do Espírito para entender o "momento" ao seu redor e a inteligência para agir de modo correto!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...