quinta-feira, 8 de maio de 2014

Você tem certeza da Salvação?


Mesmo entre aqueles que cresceram na igreja, é comum ver pessoas com incertezas a respeito de sua salvação pessoal.

- Será que sou salvo? 
- Será que perdi a salvação por algo de errado que fiz?

Essas são dúvidas costumeiras na mente de muitos e atrapalham grandemente o desenvolvimento espiritual saudável na fé e conhecimento da obra de Cristo.

Vamos conversar sobre dois entendimentos simples, porém essenciais para encher o coração de qualquer pessoa a respeito da certeza de sua salvação em Jesus.

1 – A salvação é um presente!

É comum termos um entendimento errado de como a salvação se dá.
Somos levados a acreditar que temos uma responsabilidade maior do que a real no processo de salvação e por vezes, carregamos pesos demasiadamente grandes que nos atrapalham na compreensão correta do tamanho da misericórdia de Deus a nosso respeito.

O jovem Martinho Lutero, usado por Deus para dar início à Reforma Protestante, tinha essa dificuldade de compreender o presente que Deus nos concede na salvação.

A sua biografia conta que, no início da vida cristã, Lutero se esforçava em realizar boas obras, em oração e até mesmo em auto-flagelação, a fim de agradar a Deus e merecer a salvação. Porém, isso o levava a uma consciência ainda maior de seus pecados. Essa pressão sobre seus ombros crescia constantemente ate que foi levado por Deus a entender a passagem que diz: “O justo viverá pela fé” (Romanos 1.17).
A partir daí, os seus olhos se abriram para compreender o grande e imerecido presente concedido pelo Senhor e as disciplinas espirituais que antes fazia para tentar merecer a salvação, passaram a ser feitas por amor a Deus e por conta da Sua grande obra de salvação!

Esse é o mesmo entendimento que precisamos obter da Palavra de Deus!

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;não por obras, para que ninguém se glorie.”
(Efésios 2.8-9)

A salvação de Deus é um presente; nos é dada pela graça do Senhor.Jesus, através do Seu mais que suficiente sacrifício e ressurreição, pela obra do Espírito Santo que nos convence do pecado, da justiça e do juízo para que creiamos e confessemos o Seu senhorio!

Ela não é obtida por nosso merecimento ou por boas obras que tenhamos feito! Somente através da fé naquilo que Cristo fez por nós!

O entendimento da salvação como um presente dado por Deus nos ajuda a andar mais confiantes diante do Senhor! Não andamos mais vacilantes na incerteza dos nossos atos, temendo perder a salvação em cada erro, mas na firme confiança de que Deus proveu para si o Cordeiro que nos perdoa e nos redime através do Seu sangue.

Você recebeu a salvação como presente de Deus ou ela é um peso que você carrega, como se dependesse da sua performance?

Deus, em Sua misericórdia, fez um caminho para nós até Ele, através de Seu Filho! Receba em fé esse presente generoso do Senhor!

2 - A graça que nos é concedida para salvação nos leva a perseverar em santificação!

“Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.” (Romanos 6.1-4)

Não é porque a salvação é pela graça, por meio da fé e independente das obras, que podemos então viver de modo libertino, seguindo os desejos da nossa carne e continuando em um caminho de pecado, totalmente desagradável a Deus.

Quando recebemos salvação da parte do Senhor, morremos para a nossa antiga vida!
Os desejos da nossa carne não podem mais nos dominar e começamos uma nova vida, de acordo com a direção do Espírito e buscando agradá-lo em todas as nossas atitudes.
Ele nos capacita a perseverar no processo de santificação, mesmo diante das lutas e dificuldades que enfrentaremos na mortificação do velho homem.

Se entendemos que a salvação é um presente e perseveramos em buscar santificação nas nossas vidas, este é um bom sinal de que podemos ter certeza da salvação que Deus nos dá!

Muitas pessoas têm estado enganadas no entendimento da Palavra e acreditam que estão salvas pelo simples fato de convidarem Jesus para morar em Seu coração, sem manter nenhum tipo de comprometimento de obediência com a vontade de Deus!

Porém, não é assim! A graça de Deus continua a operar em nós, de modo que começamos a andar nas obras que Ele criou para que andássemos , não como pré-requisito para a salvação, mas como o fruto da transformação de vida que aconteceu conosco!

"Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos."
(Efésios 2.10)

A graça de Deus continua operando na sua vida para transformação das suas atitudes ou você vive de modo libertino, sem temor do Senhor?

Se você tem entendido que a salvação é um presente dado por Deus através de Jesus Cristo, concedido pela graça, obtido pela fé e prossegue no caminho da santificação e mortificação do velho homem, pode descansar na confiança da salvação proporcionada pelo Senhor.

“Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu,
nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.” (2 Coríntios 1.21-22)

Conheça mais sobre o sacrifício de Jesus Cristo por você! Clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...