terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Um Homem de Deus chamado Noé

Imagino que na mente de cada cristão há um panteão de heróis bíblicos, mesmo sabendo que aqueles homens eram tão de carne e osso como nós. 

Reconhecemos Davi e seu coração segundo o do Senhor; Moisés, sua liderança e intimidade com Deus; Abraão, o pai de uma descendência numerosa; Elias e sua ousadia e tantos outros...

Mas vejo um personagem bíblico que costuma ser menosprezado nessas listas. Seu nome é Noé.

Talvez porque a imagem da sua embriaguez e as maldições ao filho estejam gravadas em nossa mente de maneira mais forte do que as demais realizações de sua vida.

Mas qual desses outros que honramos tanto não tiveram as suas mais variadas e graves falhas?
Eles eram pessoas suscetíveis a erros e Noé assim foi também.

Contudo, não é possível desprezar o valor da história de vida de Noé.

Noé, tataraneto de Enoque, o homem que Deus tomou para si ( Gênesis 5.24 ), viveu em meio a uma geração completamente corrompida.
A Bíblia descreve as pessoas daquela época como possuindo a mente tomada de modo contínuo por maus pensamentos ( Gênesis 6.5 )
A corrupção era tamanha que Deus decidiu destruir a terra e tudo que nela havia!
Porém, Ele achou um homem justo: Noé e decidiu salvá-lo juntamente com a sua família e um casal de cada espécie de animal ( Gênesis 6.8-9 )

E este é um fato para se notar! Em meio à corrupção total, Noé manteve-se íntegro aos olhos do Senhor.
Imagine o que este homem enfrentou diante de um nível de corrupção talvez ainda mais exacerbado do que os atuais e mesmo assim, foi notado por Deus, pois andava em caminhos corretos!

Este posicionamento de Noé serve de testemunho a nós.
É possível andar com Deus mesmo em meio à apostasia e decadência moral da sociedade!
Nada pode te impedir de viver para Deus!

Pois bem: Deus decidiu salvá-lo da destruição que viria! E o orientou da seguinte forma:

( Já ouvimos essa história muitas vezes, por isso quero que você abra seus olhos e receba essa declaração de Deus como sendo o próprio Noé! ).

"Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume...
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. "


( Gênesis 6.13-14,17-19 )


Primeiro, o Senhor manda que Ele construa uma arca, um compartimento quadrado dada as dimensões mencionadas na Bíblia; segundo, esta arca irá receber um casal de cada espécie de animal existente: imagine a quantidade de suprimentos necessária e todos os cuidados a serem tomados; terceiro e mais importante: Deus estava falando que iria acontecer algo diferente de tudo que ele poderia ter visto, iria ocorrer um dilúvio de águas!

Ou seja, Deus o orientava a fazer um "caixote" que receberia animais de todas as partes para os salvar de um acontecimento que ele mal entendia!

Complicado ouvir algo assim, né?

Você já recebeu de Deus algum tipo de orientação desse tipo? Para fazer algo esquisito a fim de alcançar um propósito que você mal consegue compreender?

Foi essa a orientação que Noé recebeu!

E ele simplesmente obedeceu a Deus e começou a construir aquilo que chamamos de arca. Sem questionamentos, resistindo a provável zombaria e ceticismo das pessoas próximas!

Tenho dificuldades de lembrar exemplos tão significativos quanto esse sobre fé. Uma fé inabalável, de fato não baseada em nada que pudesse ser visto ou provado e uma fé combinada com perseverança, para levar a cabo um projeto tão grandioso com nenhuma ou pouca colaboração ao redor!
Fé esta lembrada pelo autor da carta aos Hebreus que menciona a vida de Noé no capítulo 11.7:

"Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé."

Noé foi um homem que andou com Deus em meio a uma sociedade corrompida e demonstrou uma fé inabalável para obedecer ao Senhor além de qualquer compreensão!

Que este exemplo impacte a sua vida e te desafie a um novo nível de fé e relacionamento com aquele que te criou!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...