Quando os meios tornam-se os Fins

O povo de Israel vivia um momento confuso nos dias do profeta Jeremias.

Era um povo que honrava a Deus com seus lábios, mas mantinha afastado o seu coração de uma verdadeira comunhão com Deus.

De tal modo que o próprio Deus desafia o profeta Jeremias: "Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei. E ainda que digam: Vive o SENHOR, de certo falsamente juram." ( Jeremias 5.1-2 )

Ou seja, o povo de Israel tinha adquirido uma superstição, um costume, uma religião e não possuía mais um relacionamento verdadeiro e íntimo com o Senhor! E isso se mostrava claramente nos comportamentos que aquele povo tinha.

Dentre as diversas características que denotavam a apostasia do povo de Israel, quero ressaltar nesse texto algo em específico e bastante perigoso que dá um sinal importante de transformação negativa no nosso relacionamento com Deus: quando os meios tornam-se os fins!
O povo de Israel não se arrependia mais dos seus erros e não conseguia ouvir a Deus, conforme diz a Palavra em Jeremias 6.10,15 .

No entanto, este mesmo povo que não desejava mais estar na presença de Deus, que não queria mais ouvir a Sua voz e nem se importava com a integridade do seu coração, permanecia oferecendo sacrifícios e holocaustos ao Senhor, como se isso fosse a parte principal da sua intimidade com Deus!

A tal ponto que Deus repreendeu o povo de Israel em Jeremias 7.21-22: "Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem."

Israel estava trocando as prioridades no seu relacionamento com Deus! Ao invés de utilizar os holocaustos e sacríficios (meios) para cultivar a capacidade de ouvir a Deus e ter intimidade com Ele (objetivo final), o povo de Israel oferecia os sacrifícios como se eles tivessem um fim em si mesmo! Como se os próprios sacríficios fossem o objetivo que eles teriam de alcançar para agradar a Deus.

Eles olhavam os sacríficios e holocaustos como a representação da sua comunhão com o Senhor, mas Deus queria mais do que isso! O Senhor não queria apenas um ato religioso, mas queria desenvolver um relacionamento profundo de intimidade, de obediência. Esse sim era o propósito final de Deus para o relacionamento com Israel!

E esse é o propósito que o Senhor tem para o nosso relacionamento com Ele também! Mas, nós comumente fazemos como Israel fez: colocamos "holocaustos e sacríficios", que deveriam ser meios para nos levar ao objetivo de estar mais perto de Deus, como se estes fossem o propósito final para o qual Deus nos chamou!

Por vezes, colocamos o ministério como objetivo do nosso relacionamento com Deus e tudo que fazemos no Senhor gira em torno do serviço que Ele nos confiou: buscamos a presença de Deus para servir melhor e se for necessário, renunciamos tempo de oração e leitura da Palavra para servir ao Senhor. As coisas evoluem de tal modo que não é mais Deus que motiva a nossa busca por mais intimidade. É o ministério que nos leva a isso!

Percebe como essa visão equivocada pode danificar todo o seu relacionamento com o Senhor?

O serviço torna-se o centro da vida com Deus, quando na verdade, deve ser fruto da intimidade e comunhão que temos com o Senhor!

Essa mesma confusão pode ser gerada quando ritualizamos o nosso devocional. Quando, ao invés de usarmos a leitura da Palavra e oração para buscar a face de Deus, fazemos isso para aliviar nossa consciência e cumprir um compromisso que nós mesmos estabelecemos, como se a nossa oração e leitura da Palavra pudessem pagar o que Cristo fez por nós!

Veja que nesses casos, o centro de tudo que fazemos deixa de ser Deus e passa a ser nós mesmos, nossos interesses e compromissos!

Lembre-se disto: o fim de tudo que fazemos tem de ser Cristo! Reveja a maneira como você tem andado!

Se você tem transformado os meios em fins, dê um passo atrás e volte a um estágio onde o seu relacionamento com o Senhor seja plenamente sadio e edifique corretamente a sua vida!

1 comentários:

Adotei Eduardo Tuma disse...

Textos menores ajudariam na leitura, mas que o espirito santo continue te guiando e que voCê continue sendo essa benção

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...