No Caminho da Santificação


Salmo 101.2-5, 7

"Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero.
Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará.
Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal.
Ao que às ocultas calunia o próximo... o que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei...Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos "   [ grifos meus ].

O salmo 101 foi escrito por Davi e traz verdades que devemos analisar se temos vivido.

Há um processo de santificação dirigido pelo Espírito Santo que acontece em nossa vida e no qual devemos colaborar, mantendo um coração sensível e ensinável.

Não podemos nos contaminar com o pecado nem aceitá-lo passivamente ao nosso redor! Somos agentes de mudança pelo poder de Cristo para declarar transformação à nossa volta.

Mas, para levarmos transformação ao mundo, temos que estar sendo transformados. Para declararmos poderosamente a mensagem de Cristo, temos de vivê-la.

Com base nesses versículos, existem certas perguntas que temos de fazer a nós mesmos sobre atitudes que temos e verificarmos se temos trilhado o processo de santificação em nossas vidas.

1. O que você tem colocado diante dos seus olhos?

Davi diz "Não porei coisa injusta diante dos meus olhos" ( Salmo 101.3 )

O que tem sido colocado diante de você? Você tem permitido que coisas desagradáveis a Deus entrem em sua mente através dos seus olhos? Pornografia e malícia tem alimentado seu coração?

Não se engane! Jesus disse em Lucas 11.34: "A candeia do corpo é o olho. Sendo pois o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau,  também o teu corpo será tenebroso".

Guarde seus olhos daquilo que desagrada a Deus e os coloque nEle, nas coisas que O agradam!

2. Você tem agido perversamente? Caluniado seu próximo, mentido e usado de fraudes?

Reflita sobre a maneira que você tem agido. Será que as suas mãos tem sido usadas para puxar o tapete de pessoas ao invés de abençoá-las e direcioná-las a Cristo? Será que sua boca tem amaldiçoado e criado intrigas ao invés de estar cheia de palavras de vida e paz? Você tem enganado a outros para obter destaque e sucesso?

Saiba que esses comportamentos não são os que Jesus quer que você tenha!
Você é chamado para viver de maneira íntegra e diferente da conduta que vemos na sociedade em geral! Não por sua capacidade ou força, ou apenas para ter um estilo alternativo...Mas, para espelhar o que Cristo faria e como viveria em seu lugar!

3. No seu coração, há espaço para arrogância e soberba?

Às vezes, sementes de arrogância brotam no coração...Em razão de conquistas que obtemos, uma auto-imagem exacerbadamente elevada e falta de reflexão, o diabo lança ideias que geram falta de humildade e afastam o nosso coração da simplicidade com a qual Jesus viveu.

Temos que andar em humildade! Nada do que temos e somos vêm de nossa própria força. Tudo é dado pelo Senhor! Não podemos nos engrandecer por aquilo que temos e conquistamos, porque tudo isso não pertence a nós! Como o apóstolo Paulo disse: "Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor!" ( I Coríntios 1.31 )

Prossiga no caminho da santificação! Que o seu coração esteja sempre aberto à atuação transformadora do Espírito Santo e que dessa forma, você seja um agente de mudanças na sociedade para resplandecer o caráter de Cristo.











0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...