Deleitar-se, Entregar e Confiar: Uma decisão para Corajosos!

Há três palavras que quero chamar a atenção nesses versículos: Deleita, entrega e confia. Esses verbos possuem indicações de como você precisa agir em sua vida.

Salmo 37.4-5


“Deleita-te também no Senhor e Ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará.”

Esses dois versículos contidos no salmo escrito por Davi são uns dos mais conhecidos no meio cristão.
Versos muito lidos aos ansiosos; decorados por aqueles que anseiam pela Palavra, mas muito difíceis de serem praticados no dia-dia, especialmente quando a vida adulta chega e ganhamos um controle maior sobre as decisões que podemos ter. Por vezes, a partir desse momento, acabamos deixando as verdades contidas nesses versos para trás.

A grande realidade é que viver essa Palavra exige muita coragem! Coragem para ir contra aquilo que a multidão faz e diz por aí. Coragem para viver uma vida além da mediocridade cristã!

Davi nos aconselha a deleitar o coração no Senhor. A nos agradarmos dos Seus caminhos, a conhecermos Sua Palavra, a obedecermos Suas verdades, a nos dispormos à Sua obra.
O deleitar-se no Senhor faz com que tenhamos uma disposição prioritária de estar com Deus e agradá-lo, por vezes indo contra aquilo que a nossa carne gostaria de fazer e vivenciar. Se nos agradarmos do Senhor, estaremos automaticamente desagradando o sistema do mundo, portanto o deleitar-se no Senhor envolve renúncia do eu e suas vontades.

Se nos deleitarmos no Senhor, Ele concederá os desejos do nosso coração! E é interessante pensar como isso acontece, porque quando nos agradarmos verdadeiramente do Senhor, o nosso coração estará alinhado ao dEle e os nossos desejos estarão ligados aos anseios do coração de Deus.

Quando você se deleitar no Senhor, sua mente não estará tomada por desejos egoístas, por objetivos que passam por cima de outras pessoas. Eles estarão alinhados com os propósitos de Deus para Sua vida, com os sonhos de paz que Ele tem a seu respeito e serão concedidos a você!

Perceba que não é uma troca que você faz com Deus: eu ando nos Teus caminhos e Você me dá. Não! É um alinhamento da nossa vida, das nossas vontades a tudo aquilo que é caminho e desejo do Senhor!

Haja coragem para isso!

O segundo verbo presente neste versículo é entregar. E entregar é um grande problema!
Conforme crescemos, vamos assumindo o controle da vida. Decidimos para onde vamos, o que vamos comer, qual carreira seguiremos e muito mais.
Mas esta palavra nos incentiva a entregar! Entregar tudo isso, entregar todos os caminhos e o controle deles ao Senhor!

Essa palavra te desafia a entregar o seu direito de namorar, casar e constituir família ao Senhor!
Te desafia a entregar o controle do seu dinheiro a Deus para que Ele decida onde este deve ser empregado!
Te desafia a entregar seu futuro profissional a Deus; a entregar seus dons e talentos para que o Senhor use quanto, como e onde quiser!

Você percebe a profundidade dessa entrega?

Essa entrega é devolver a Deus o direito de fazer o que quiser com tudo aquilo que você tem e é, em essência.

Haja coragem para isso!

Em seguida, temos o verbo confiar. Confiar verdadeiramente é tornar-se vulnerável. E essa é a situação de quem já se deleitou no Senhor e entregou tudo que é e tem a Ele. As pessoas, em geral, vão perdendo a capacidade de confiar umas nas outras. À medida que você vivencia a malícia da sociedade e é enganado repetidamente, passa a desconfiar de quem se aproxima de você.

E costumamos replicar esse comportamento no nosso relacionamento com Deus. Desconfiamos de que Deus irá cumprir Suas promessas a nosso respeito, por isso tratamos de agir por conta própria para resolver certas situações.

Somos desafiados nesse texto a confiar inteiramente no Senhor, porque Ele não nos decepciona. Aquilo que Ele promete, Ele cumpre; aquilo que Ele diz, se confirma!
Podemos ser vulneráveis diante de Deus, porque Ele nos amparará!

Mas, haja coragem para confiar verdadeiramente!

E aí, esse texto termina da maneira que gostamos de lembrar: “E tudo Ele fará!”

Deus, de fato, fará! Se você deleitar o seu coração no Senhor, entregar verdadeiramente Seus caminhos e confiar cegamente nEle, Ele fará!

Fará de um modo tremendo e maravilhoso! Fará coisas sobrenaturais em sua vida e através de você! Fará o Seu coração segundo o coração dEle, assim como Ele fez com o homem que escreveu estes versos, o rei Davi.

Assim como Davi, seja corajoso o suficiente para oferecer-se completamente ao Senhor!

Quer entregar a sua vida a Cristo? Clique aqui para saber mais.

40 comentários:

Adnólia Oliveira disse...

Que palavra maravilhosaaa!!!
Deus é fiel.

Cantinho especial disse...

muito bom esse ensino ..

Unknown disse...

Lindo e profundo!!! Fui tremendamente edificada. Deus o abençoe!!!

Unknown disse...

Hoje, estava estudando Salmos 37 e queria intensificar os estudos e esse texto foi como cajadada. Obrigada!!!!

Marileide Lucena disse...

Muito bom....Que Deus continui iluminando is olhos de seu coração....

norman disse...

Veio ao meu coração, esse versículo pela manhã. Foi edificante para min, está manhã ler essas palavras. Construiu dentro de min algo diferente. Deleita-te, entrega e confia. Precisamos mas mortificados a nossa carne para que Deus venha a fazer a boa obra , ao qual Ele tem reservado para nós. Entrega, como é difícil entregar algo, ao qual você não quer. Você quer que Deus realize o milagre Dele na sua vida, mas porém não quer andar conforme a vontade Dele. Cadê a sua entrega. Confiar, tirar a dúvida, de dentro do meu coração. A acreditar, que Ele fará tudo de uma forma ao qual, será o melhor para min. Deus é tremendo. Muito obrigada.


silvana disse...

É maravilhoso contemplarmos o Toque do Senhor. Já havia lido esse versículo, mas essa mensagem trouxe algo diferente ao meu coração. É como diz na palavra, penetrante como espada. Aleluia Jesus!

marcelo1970 disse...

Estudo profundo que acrescentou saber em minha vida.

Unknown disse...

Deus te abençoe meu irmão, Acrescentou muito em minha vida essa reflexão, Deus nos ajude a Deleitar-mos, entregar-mos e Confiar-mos, Desafio bastante difícil, quando restringe o homem o pode de decjsao, de escolher, mas sabemos que é o melhor a se fazer,pq Deus é quem tem o melhor pra gente, planos, projetos mt mais superiores aos nossos. Deus abençoe meu irmão !!

Unknown disse...

Maravilhosa Reflexão. Deus abençoe. Acrescentou muito em minha vida..

Brígida Félix disse...

Estou passando por uma dupla provação e tem sido difícil descansar no Senhor. Essa reflexão está me ajudando nesse momento. Obrigada irmão.

Unknown disse...

Amém deus tocou forte no meu coração nesta manhã.

Unknown disse...

Amo este texto,a minha versão diz: agrada-te do Senhor. Se a minha vontade estiver alinhada ao coração dele, ele fica feliz e me responde, por que a vontade dele é boa,agradável e perfeita. Nada mais alegra o coração do pai quando nós os seus filhos andamos em obediência.

Dilsinho disse...

Amém!muito boa esta mensagem bênção de Deus para o nosso aprendizado e edificação da nossa vida na palavra do Senhor Jesus através do salmista e por fim de quém postou antes de mim.Muito grato.

natalia disse...

Tremendo significado!nos mostra o quanto somos imperfeitos,o quanto temos que nos aperfeiçoar o quanto necessitamos do amor e dá misericórdia de Deus!

NARSSIS disse...

Maravilhoso este comentário bíblico é isso que precisamos para ter uma vida abundante no senhor.ATT Luiz

Unknown disse...

Obrigado por este encino maravilhoso
Deus fiel

Unknown disse...

Obrigado por esse ensino

Maria Aparecida disse...

Deus abençoe amei, ensino maravilhoso?!

Unknown disse...

Jesus maravilhoso min der forças pra esperar no teu tenpo tenho que confia mais em ti aí sim o senhor vai dexeja o dejejo do meu coração

Vera Lucia disse...

Uma passagem bíblica que nos impulsiona a revisar nossa conduta cristã.
E incentiva a andar segundo a vontade de Deus.
Obrigada!

Unknown disse...

Ontem o "Senhor" falou comigo: Filha,deleita-te em mim! Ai vim procurar,achei esse estudo ,falou de mais comigo, e sobre obediência o Senhor também falando comigo há dias!!
Otimo estudo ,e explicação sobre deleite no Senhor!

Unknown disse...

Louvado seja Deus Deus é bom o tempo todo o tempo todo Deus é bom anos vão passando e a palavra sempre se renovando ,glórias a Deus!🙌🏾

Unknown disse...

Glória a Deus. Não deixe de escrever o que o Espírito Santo tem te falado. Pessoas precisam e precisaram destes documentos.

Felix@21 disse...

Amém! palavra muito edificante e abençoada, há momentos em nossas vidas que passamos por algumas provações e dificuldades, momentos que precisamos ouvir uma palavra da parte do senhor e ele têm suas formas de falar;e através desse ensino, dessa mensagem ele falou ao meu coração filho deleita, entrega e confia! amém 🙌

Atitude já disse...

Muito esclarecedor o que significa essa aproximação que devemos manter acesa na presença de Deus.

Unknown disse...

Muito profunda e edificante essa palavra. Muito agradecido por aprender.

Unknown disse...

Sem palavras, simplesmente demais esse ensino. Louvado seja o nosso Deus.

Unknown disse...

Ameeeeiiiii a explicação, muito obrigada. Deus é maravilhoso

Anônimo disse...

Amém foram três pontos muito interessante que com certeza fala a qualquer pessoa que meditar, Deus continue te abençoando sempre!!

Unknown disse...

Deus sempre fala o que precisamos! Muito obrigada por servir de elo para Deus e nós!

Elizabethneto001@gmail.com disse...

Deus seja louvado por vossa vida. Que palavra maravilhosa e penetrate. Deus abençoe muito.

Unknown disse...

A palavra do Senhor é maravilhosa, ela se renova a cada momento nos trazendo de volta a vida! Obrigada meu Deus o Deus de Israel está conosco, Glórias a Ele! 🙌🏻

Unknown disse...

Estudo maravilhoso aprendi a

Sheila disse...

A cada dia aprendo muito mais, a respeito de como nos tornamos totalmente vulneráveis ai nosso soberano DEUS. Grata pelo estudo tão rico.

Moreno de Brito disse...

Grande palavra, pude aprender muito.

Alva Rigaud disse...

Agradeço a Deus por sua vida, pessoa dedicada, disposta a compartilhar à Palavra do Senhor conosco.
Explanação muito rica e esclarecedora, me deletei verdadeiramente no Senhor!!

Alva Rigaud disse...

Palavra maravilhosa!

Anônimo disse...

Palavra maravilhosa! Muito edificante! Que DEUS possa continuar te abençoando!

Denise disse...

Palavra maravilhosa que edifica Deus lhe abençoe que continue edificando vidas com dom que Deus lhe deu

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...