Sobre o Serviço Cristão

Constantemente, ouve-se falar da importância de mostrar a diferença de Cristo onde vivemos e impactar a nossa geração com a mensagem do Evangelho. Jesus nos chama a fazer isso!

Em Mateus 5, Ele fala que devemos ser o “sal da terra e a luz do mundo”, ou seja, devemos viver uma vida em obediência ao Senhor, levando transformação segundo Cristo por onde passamos.

Mas, quando você pensa em pessoas geradoras de impacto na sociedade, a última imagem que vem à mente é a sua própria!
Qualquer um pensará em presidentes, pastores, executivos, pessoas que ocupam altos cargos e, aparentemente, são capazes de influenciar o andamento da vida de muitos indivíduos.

Jesus Cristo, na Sua Palavra, mostra um modo de viver que impacta a todos que estão ao redor e é dessa forma que Ele espera que você viva: servindo, assim como Ele serviu!

Existem pelo menos três princípios visíveis na vida de Jesus que estabelecem algumas bases do serviço cristão:

* Servir é doar de si mesmo e daquilo que dispõe a outro.

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. " ( Filipenses 2.5-8 )

Jesus doou de si mesmo, de tudo aquilo que tinha, se despojou de Sua majestade  e veio como homem por amor a nós!
A sua vida deve seguir este exemplo de Cristo! Doe do seu tempo, da sua força e até mesmo de bens materiais para abençoar a vida de outra pessoa que esteja em necessidade do seu auxílio!

* Servir é perdoar e esquecer os males que outras pessoas fizeram contra você.

"E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. " ( Lucas 23.34 )

Mesmo na cruz, Jesus foi capaz de perdoar aqueles que o colocaram naquela situação!
O servo segundo Jesus Cristo vai contra os desejos da carne, que é rancorosa e vingativa e dispõe-se a perdoar os que fizeram males e, mais do que isso, esquecer essas atitudes negativas.

Doar, perdoar e esquecer.

Por vezes, esses princípios trazem à mente a imagem de uma pessoa vulnerável, fraca e não de alguém capaz de impactar quem está ao redor.
Porém, na Bíblia, é retratada uma cena que mostra como o servir cristão traz mudança de comportamento em quem está ao redor do servo.

João 13.1-17

Jesus, após a última ceia, coloca uma toalha em volta da cintura, pega uma bacia e começa a lavar os pés dos discípulos, um a um.
Esse trabalho deveria ter sido feito antes do início da ceia, pois naquela época as pessoas comiam em mesas que eram bem próximas ao chão, praticamente deitadas e os seus pés ficavam bem à vista das outras pessoas.
Como aquela região era desértica e eles andavam de sandálias, normalmente o pé sujava com facilidade.

Porém, nenhum dos discípulos havia se oferecido para esse serviço. Na realidade, eles estavam mais preocupados em lutar pelas posições de autoridade no reino de Deus.

Marcos 9, a partir do versículo 33 relata uma discussão entre os discípulos disputando quem era o maior.
Em Mateus 20.20-23, a mãe de Tiago e João pediu que Jesus escolhesse seus filhos para sentar à sua direita e esquerda no Reino.

Imagine o impacto causado na mente daqueles discípulos: o próprio Mestre lavando os seus pés, o símbolo maior de autoridade e a posição que todos almejavam: o Rei de um Reino eterno!
Não era isso que os discípulos esperavam de alguém da posição de Jesus!

A primeira lição que podemos aprender é que o servo surpreende e impacta o mundo com o seu serviço!

Vivemos em um mundo orgulhoso e egoísta. Um local onde grande parte das pessoas está disposta a fazer de tudo para alcançar o primeiro lugar, ter fama e sucesso.
Quando as pessoas deste mundo, assim como os discípulos de Cristo, encontram alguém que está disposto a servir, elas são impactadas por esse modo de viver diferenciado.
Até mesmo pequenas ações de serviço são capazes de impactar outras pessoas!

Após lavar os pés dos discípulos, Jesus começa a ministrar a respeito do serviço e duas declarações merecem atenção especial.

No versículo 15, Jesus diz:”Dei-vos um exemplo para que,como eu vos fiz,vós o façais também”.
Aquele que se dispõe a ser servo, reflete a imagem de Jesus Cristo.
A melhor maneira de se parecer com Jesus é servindo aos outros!
Foi tudo o que Ele fez, foi a sua missão principal!

De sua própria boca, Jesus fala em Marcos 10.45:
“Porquanto nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido,mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

As pessoas foram atraídas para Jesus naquela época em razão do modo como Ele se comportava, doando de si aos outros, não procurando glorificar-se, mas sim ao Pai.
Isso contrastava com a atitude dos fariseus, que a todo tempo buscavam reconhecimento humano.
À medida que você servir outras pessoas, o seu testemunho sobre Cristo será mais claro, pois você estará andando como Ele andou!

No versículo 17, Jesus diz “Bem-aventurados sois se as fizerdes”.

Se, aparentemente, o serviço cristão é algo duro e sacrificial, recebemos da parte do próprio Jesus uma afirmação animadora:
O servo é feliz e será recompensado!
Apesar da dificuldade do serviço cristão, que não pode ser omitida, Jesus diz que felizes serão aqueles que praticarem estas palavras! Receberemos da parte de Deus uma felicidade que o dinheiro não pode comprar!

"E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."  ( Galatas 6.9 )

Se perseverarmos até o fim no caminho do serviço, receberemos as recompensas de Deus!

Jesus te convida a viver uma vida que gerará impacto em quem está ao seu redor: uma vida de serviço, como Ele viveu!
Doando, perdoando, esquecendo, tornando-se fraco para com os homens e forte em Deus, um caminho de entrega de si mesmo para refletir a imagem de Jesus nessa terra e perfumá-la com a fragrância dEle!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão! Ela é valiosa demais para ficar restrita somente a você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...